Este blog está encerrado.

O autor continua a publicar em http://jvnande.com.

Se quiser ler uma selecção de textos, clique aqui.

meanings of life

A idade não perdoa: quanto mais novo, mais velho se devia ser.

o livro


Já saiu. Procurem. Estou lá.

rosa parks

Rosa Parks morreu. Já falei sobre ela duas vezes neste blog, mas não me canso de repetir o essencial: é espantoso como o mundo pode mudar por causa de um gesto tão simples como não ceder o lugar no autocarro.

nande e a sanidade (4)

Uma boa solução para a questão da violação dos direitos de autor na rede seria alargar aos fornecedores de acesso à Internet o regime da cópia privada, ou seja, o pagamento por estes de uma percentagem sobre os preços praticados às entidades de gestão colectiva dos direitos de autor, como acontece, por exemplo, com as aparelhagens, cd's virgens e todos os aparelhos ou suportes que possam ser utilizados para a reprodução e gravação de obras.

nande e a sanidade (3)

O modo como Cavaco tem gerido a sua campanha dá a entender o que já se adivinhava: num sistema partidário em que as coligações parecem impossíveis e é preferível deixar o adversário desgastar-se na opinião pública para poder reinar sozinho depois, a Esquerda fez a Cavaco todos os favores que podia ter feito. Numa corrida em que os atletas se empurram mutuamente antes de arrancarem, é o que começa mais tarde que corre menos cansado. Na minha opinião, um Cavaco presidente é, seguramente, uma injustiça; mas, neste momento, os quatro candidatos da Esquerda são uma tristeza.

nande e a sanidade (2)

Ridícula, esta questão do aborto, que, primeiro, Guterres devia ter decidido logo, em vez de se ter posto a brincar com o brinquedo novo à época que se chamava referendo, e que, segundo, na verdade já está resolvida na lei a um ponto que só não gera uma realidade social semelhante à de Espanha porque os médicos portugueses estão mais preocupados em gerar descendência que preencha os numerus clausus das faculdades de medicina. A verdade é que as mulheres portuguesas andam a dar saltos de um dia para abortar mais descansadas num país que tem uma lei igual à de Portugal. Questão ridícula, com todas as letras.

nande e a sanidade (1)

Os magistrados não podem reclamar serem iguais a toda a gente no que toca ao direito à greve e exercerem este precisamente para reforçarem um estatuto de privilégio que os diferencia de toda a gente.

alice

Sim, os actores vão muito bem (durante o flashback, há aquele choro desesperado da Batarda, que até aí tinha estado discreta, e uma pessoa até sorri a ver que o próprio Nuno Lopes parece algo espantado e se deixa levar por ela), mas o que ainda ninguém disse - se disse, eu não li - é que o filme é uma reflexão profunda sobre a imagem e a sua função, arrisco, social. Pergunto-me se este grau de reflexão poderia ter espontado num tempo em que a maleabilidade da imagem - "revelar" e editar as próprias fotografias e vídeos, ver filmes em computadores ou consolas portáteis, trocá-los em cd's - ainda não era tão grande (há quantos anos é que isto parecia ainda inacessível ao consumidor normal, oito, nove?)

que giro


My blog is worth $29,356.08.
How much is your blog worth?


(metam os dólares no cu)

meanings of life

Saído de um filme em que um homem faz dezanove filhos, encontro um programa cujo tema é o planeamento familiar.

há dias em que não vale a pena sair de casa

E, ao que parece, principalmente aos domingos.

the dead parrot sketch*

This parrot is no more! It has ceased to be! It's expired and gone to meet its maker! This is a late parrot! It's a stiff! Bereft of life, it rests in peace! If you hadn't nailed him to the perch he would be pushing up the daisies! Its metabolical processes are of interest only to historians! It's hopped the twig! It's shuffled off this mortal coil! It's run down the curtain and joined the choir invisible! This.... is an EX-PARROT!

a morte de um homem

Ontem, em "Caché", o último de Haneke, uma personagem corta a própria garganta sem que o plano mude ou o enquadramento trema. Todos os espectadores, impressionados com a única morte do filme, soltaram um murmúrio de aflição. Que diferença das mortes em série de "Mr. and Mrs. Smith"...

redundâncias

Ontem, disse vezes sem conta ao longo do dia que não ia ver os Animal Collective. Hoje, fiz o mesmo quanto aos bastidores e segredos d'o Cofre. E amanhã?

os presentes de todos nós

Não é que a Esquerda esteja propriamente a contribuir para a elevação do debate com o seu frémito de ganhar a primeira volta que mais parece um enorme tesão de mijo - mas o facto de Cavaco já ter esmoleres no terreno (talvez não por acaso, o seu ex-ministro das Finanças é um deles) revela algo da natureza pérfida do candidato e do carácter manipulatório da sua estratégia de campanha-fantasma. Cavaco já prepara fundos para uma candidatura que só ainda não admitiu porque teme perder votos à medida que vá intervindo, e isso, se não for mais nada, é de um extremo mau gosto, é de um extremo desrespeito, é de uma falta de seriedade atroz, é de um calculismo cínico de quem opera em intervalos sinuosos da lei e que não pode simplesmente ser característica de um presidente da república. Por essa e por outras razões que já explicitei, criei a imagem à direita. Se estiverem de acordo, usem-na livremente.

E a propósito de tornar as coisas mais claras, deixo uma citação desta notícia do DN: "ao recusar o referendo com o argumento de falhas no processo legislativo, o TC atira um enorme balde de água fria ao PS. É que, assim, uma nova sessão legislativa só começa em Setembro de 2006 e só aí uma resolução a pedir a consulta poderá ser apresentada na AR. Na altura, já com outro inquilino no Palácio de Belém".

the birds

-Mãe, eu não sei se isto não será mania da perseguição a mais, mas não achas que esta história da gripe das aves não estará a ser um bocado exagerada em benefício da indústria farmacêutica?
-Não sei. Já não se sabe no que confiar...

citar Arendt

Bela frase: "It is in the very nature of things human that every act that has once made its appearance and has been recorded in the history of mankind stays with mankind as a potentiality long after its actuality has become a thing of the past . . . Once a specific crime has appeared for the first time, its reappearance is more likely than its initial emergence could ever have been".
(Hannah Arendt, citada por Greil Marcus aqui).

canção oficial

Desde hoje, este blog tem. Está ali, à direita.

o homem no cofre

No domingo, fui a Sintra gravar, como concorrente, no programa O Cofre. Sim, esse mesmo. Não vou revelar muita coisa, até porque assinei um contrato que de certeza tinha uma cláusula qualquer a proibir-me de o fazer, mas não ganhei nada de especial. Há um belo diálogo no “Charlie e a Fábrica de Chocolate” sobre o quão pouco especial é o que ganhei.
O que lamento mais: ter errado uma pergunta sobre poesia. Mas foi curioso ter ficado hospedado num hotel de quatro estrelas, a vida parece mais estranha quando se dorme num quarto quase do tamanho da nossa casa. Grande, como os suburbanos da linha de Sintra, cheios de gente que não merece o medo que se televisiona.

meanings of life

Primeiro, diz-se que não se é o super-homem; depois, quando se dá por ela, já se anda com uma barra de kryptonite no bolso, a atrapalhar. Isso, e as patilhas demasiado grandes.

aos meus renunciantes

porque não falar agora
com tacto futuro não se pré-datam cheques
eu sirvo para muito e quero servir
mas estou ouro com peste caído no chão
e o que posso comprar preciso que me toquem.
« Home | Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »


jorge vaz nande | homepage | del.icio.us | bloglines | facebook | e-mail | ligações |

Novembro 2003 Dezembro 2003 Janeiro 2004 Fevereiro 2004 Março 2004 Abril 2004 Maio 2004 Junho 2004 Julho 2004 Agosto 2004 Setembro 2004 Outubro 2004 Novembro 2004 Dezembro 2004 Janeiro 2005 Fevereiro 2005 Março 2005 Abril 2005 Maio 2005 Junho 2005 Julho 2005 Agosto 2005 Setembro 2005 Outubro 2005 Novembro 2005 Dezembro 2005 Janeiro 2006 Fevereiro 2006 Março 2006 Abril 2006 Maio 2006 Junho 2006 Julho 2006 Agosto 2006 Setembro 2006 Outubro 2006 Novembro 2006 Dezembro 2006 Janeiro 2007 Fevereiro 2007 Março 2007 Abril 2007 Maio 2007 Junho 2007 Julho 2007 Agosto 2007 Setembro 2007 Outubro 2007 Novembro 2007 Dezembro 2007 Janeiro 2008 Fevereiro 2008 Março 2008 Abril 2008 Maio 2008 Junho 2008 Julho 2008 Agosto 2008 Setembro 2008 Outubro 2008 Janeiro 2009 Fevereiro 2009 Março 2009 Maio 2009 Junho 2009 Julho 2009 Agosto 2009