figo
Houve um momento crucial no jogo: quando, depois do remate à trave no início da segunda parte que quase fez o empate, Figo atacou os nervos dos holandeses. Custou-lhe um amarelo, mas enraiveceu Boulahrouz, que carregou sobre o português logo a seguir e levou um segundo amarelo, deixando as equipas com o mesmo número de jogadores. Tal como no Europeu de 2000, Figo puxou pela equipa. Há seis anos, meteu um golo que animou as hostes ao ponto de se dar a volta a um 2-0 com a Inglaterra; hoje, fez uso do seu conhecimento sobre a psicologia nos grandes jogos. Provou que um jogador não é só um tipo com jeito para a bola- é, tem de ser, um gestor de emoções. É por isto também que ele é um dos melhores.
7 Comentários:
Concordo completamente! E é esse o papel de um capitão, tem de conjugar sabedoria, conhecimento, gestão de emoções, leitura de jogo e saber fazer-se ouvir pelos outros jogaores da equipa.
teoria interessante.
mas não sei se concordo, pois podia perfeitamente ter-lhe custado um vermelho.
o vermelho que sacou, embora tenha sido agredido, foi de facto de velha raposa.
Em vez de gestor de emocoes vejo-o mais como uma velha raposa quie nao tendo pedalada para o adversario se socorre das manhas mais baixas para sacar mais uns cartoezinhos...
mas o fair-play já estava perdido e já, portanto foi apenas mais um acto baixo e nada digno para o futebol.
figo não enraiveceu boulahrouz, mas van bommel. e "enraiveceu" é um eufemismo, porque lhe mandou uma cabeçada na boca, passível de cartão vermelho directo. depois, numa disputa de bola, levou uma leve cotovelada do boulahrouz e atirou-se de imediato para o chão com as mãos na cara, como se tivesse sido uma agressão brutal. "sacou" então o segundo amarelo para o mesmo tipo que quase que chegou com a chuteira à virilha do cristiano ronaldo, logo aos 20 minutos de jogo, lesionando-o gravemente.
não condeno a pulhice do figo, porque ainda assim não foi mais pulha do que os holandeses (nomeadamente quando não devolveram a bola e tentaram seguir o jogo, à traição), mas também não o enalteço, de todo.
e quanto a essa teoria da "psicologia nos grandes jogos" e "gestor de emoções", trata-se tão só de estares a branquear a falta de desportivismo e de sentido de honestidade do figo, que é e sempre foi um pulha, um vendido, um sem-carácter que nem sequer fez a fase de qualificação para o mundial para "sacar" (mais uma vez "sacar") um bom contrato com o inter de milão... show me the money!
Tinham de vir os ressabiados do FCP! Estás certo e o que escreveste só prova que sabes ver futebol. Figo é enorme! Foi sobre o Van Bommel, pois foi. Quer ele, quer Boulahrouz tinham visto amarelos por entradas sobre o Cristiano Ronaldo, Figo que actuava, então pela mesma zona, provocou-os... o primeiro a cair na esparrela foi o Boulahrouz, mas o Van Bommel não demorou. É uma velha raposa, pois é, mas para desespero dos ressabiados adeptos do ciganão (que não discuto que é grande jogador, mas ao contrário do que eles pensam, só joga a sério há 12 meses e mesmo assim, tem dias), está em grande forma! O problema desses senhores é já não poderem apoiar a Espanha. A experiência vale muito em competições destas e velhos são os trapos e o Pinto da Costa!
não sou nem nunca fui do fcp... sou da aac. e acho, sinceramente, que não percebes um boi de futebol...
Eu espero que a manha do Figo lhe custe uns 3 jogos de castigo, a começar já pela meia-final. E até era bom para a selecção portuguesa e tudo...
Enviar um comentário
<< Home