o livro
Ontem, ao chegar a casa, tinha à minha espera este livro. Oy!: The Ultimate Book of Jewish Jokes é um livro de anedotas, sim, mas que deixa a milhas os que são publicados por cá. O meu interesse no humor judaico materializou-se há tempos, quando me apercebi da qualidade das piadas e histórias judaicas no livro O Riso do Sonâmbulo (que, no mais, foi abandonado, por falta de paciência para interlúdios filosóficos em lugar errado). A precisão de tudo, do setup ao punchline, é incomparável. Deixo aqui um pequeno exemplo, directamente da capa:
Breve sumário de todos os feriados judaicos: Eles tentaram matar-nos. Nós ganhámos. Vamos comer.Ou, um bocadinho mais desenvolvido:
Moshke levou o seu almoço de Páscoa para comer no parque. Sentou-se num banco e começou a comer. Pouco depois, um cego passou e sentou-se ao lado dele. Sentindo-se simpático, Moshke passou ao cego um pedaço de pão ázimo. O cego mexeu no pão ázimo durante alguns minutos, fez um ar intrigado e finalmente exclamou "Quem escreveu esta merda?!"
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home