Este blog está encerrado.

O autor continua a publicar em http://jvnande.com.

Se quiser ler uma selecção de textos, clique aqui.

Os poemas antigos: Acertos Veniais, 10, 11 e 12

Muito trabalho nos últimos dias, muito nos dias que se avizinham, por isso, deixo-vos os últimos três Acertos Veniais. O primeiro é a minha tentativa de um poema livre, em escrita quase-automática, que fosse também próximo de odes triunfais e quejandos (na versão original, que não consigo transcrever para aqui, há setas a apontar para os versos "Puf! Descansem sem vontade!" e "Cambada, é clareirar pró comboio!"). O segundo é um soneto (o meu primeiro, também) em tom pseudo-místico, que se alarga ao terceiro poema, fundamentalmente uma experiência formal (quadras de três heptassílabos e um octossílabo).
10

Criação de um vazio grotesco de entranhas gargantuescas;
É o radical da minha esponja: uma espinha musguenta e andrajosa de verde podre,
Quebradiça com o nauseabundo que corre-me.
Quero tudo caído que faça crostas!
Facas, cavalos e ostras falidos nos rochedos da gaga...
Estoiro e sou tudo – impludo e sou.
Faço tudo de adeus!
Avanço sem querer frontal!
Talvez, ah ah, fazer-me abaixo de tectos secos, de madeira puída e estradas com vapores salgados.
Ou dobrar-me em estrangeirismos e abraçar o coriáceo de mim em pedaços pequeno?
Puf! Descansem sem vontade!
É tudo dorido, dorido... Agh, como dói saber coisas más,
Que são más só por doerem.
Mil caralhos abanicam em gargalhos à tua volta,
Mas
Nada mais
fazes
Para não os cambar.
Era mulher tropeçares em sapos magricelas,
Rainhas severas,
Carrancas esbolachadas com caninos coelhos
E cães entalados
em canis polposos.
Cambada, é clareirar pró comboio!
A espinha comicha – coço, coço, coço, ih, ih, ih, ih,
Ai, que já sou velho enterrado...
Fogo amarelo e verde - olha a janela, vês ou não?
Cadeiras castanhas sempre, ou a guerrilha ataca com todos os ches esqueletos – deglutidos, deglutidos!

Fodam-se os pés de areia polidora

Cru carreiro, crato em guerra, Afeganistães carneiros,
Cordas estranhas, caules insectos, cadências em tudo que
são-nos nada,
Donas e flores em sangue na cozinha...

Nuvens expulsas do meu fino dorso frio como coisa nenhuma.


11

Agir pelo pensar é enfadonho.
É tanto um abandono impessoal
Que é como pacificar-se num sonho,
Ocultar-se numa bruma mortal.

A vontade é as explosões orgânicas
De bodes desgrenhados que só querem
Rebolar-se em ocas fogueiras frânticas
E rir loucuras enquanto se ferem.

Os exageros de excessos maléficos
São excessos de más sobriedades;
Nós, os andantes pardos e caquécticos,

Descansamos, inúteis, em verdades
Conhecidas do que não nos lembramos,
Mas que nos brilham enquanto as amamos.


12

Há rodopios na lua.
Dançam pós vivos no sal.
Quando está a alma nua,
Faz uma estrela grande mal.

Acima de erva viçosa,
Unida ao vento sombrio,
Ela aparece, briosa,
Brincando na água dum rio.

Olha pra baixo a sorrir,
Desce e aguarda-me a mão.
Logo começa a fugir...
Arisca, travessa paixão!

Envolve-se na floresta
E ri, avivando o mundo;
Ressoam cordas de orquestra
Dalgum ignoto azul profundo.

Com lágrimas impossíveis,
Persigo a astral adorada,
Por risos incompreensíveis
E alegrias sublimada.

Afinal, encosta-se ela
A um tronco primordial.
Aparece-me tão bela...
Maldito o bem que faz tão mal!

Maldito? Não será assim...
Acerco-me, vagaroso,
Com vergonha desse fim
Tão consumido e desgostoso.

A estrela espera-me, queda,
Rindo sempre com alvura.
Mas eis que, ao abraçá-la,
Ela some-se – por ser pura.

Incauto, enlaço galhos
Que, ásperos, me acordam.
Na memória, grandes malhos
Tudo de nada me recordam,

E, levantando a cabeça,
Vejo a estrela e penso em Deus,
Que não deixa que eu mereça
O que me mira lá dos céus.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

« Home | Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »
| Próximo »


jorge vaz nande | homepage | del.icio.us | bloglines | facebook | e-mail | ligações |

novembro 2003 dezembro 2003 janeiro 2004 fevereiro 2004 março 2004 abril 2004 maio 2004 junho 2004 julho 2004 agosto 2004 setembro 2004 outubro 2004 novembro 2004 dezembro 2004 janeiro 2005 fevereiro 2005 março 2005 abril 2005 maio 2005 junho 2005 julho 2005 agosto 2005 setembro 2005 outubro 2005 novembro 2005 dezembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009