Humor
Eu, hoje, não estava para escrever nada. Mas como vim à net, me pus a ler umas coisas que, enfim, ligaram a outras, como me deu para a maluquice e descarreguei o "Careless Whisper" e o "Last Christmas" já vem a caminho (pronto, elis reginas e marias ritas lá no meio, ouvi hoje a miúda na rádio e gostei, que se há-de fazer), apeteceu-me falar de humor.
Rapidamente: humor bem feito depende mais da atitude (e do dom para o oportunismo) do que do estilo ou conveniência; não foram muitos os blogs nacionais nascidos (ou não) com o propósito de fazer rir que ultrapassaram a herança e o modelo do pipi (muitos blogs nasceram, não para fazer humor, mas para fazer igual ao pipi), que, quanto a mim, perdeu com a sua popularização aquilo que o distinguia - o prazer voyeurístico de quem o visitava, aliado ao domínio enciclopédico do calão que distraía a mente da repetição.
Há dois blogs - nos antípodas um do outro - que conseguem ser verdadeiramente engraçados porque essa não é a sua vontade (o seu leitmotiv, para quem quiser ser ridículo). Fazem rir porque são feitos com piada e dizem coisas sérias com piada. A Cagada é escatológico, boçal e irresistível. Nos piores momentos, é gratuito sem direito a rede. Nos melhores, é quase poético. Por exemplo,
:: Sexta-feira, Novembro 28, 2003 ::
Divagações sobre um grafitti
Estavamos em frente a um grafitti onde estava escrito "RAKEL" e uma dúvida pertinente ocorreu ao Sebastião:
Será que a Raquel, com "Kapa", faz broches com "Xis"?
:: postado por Calimero 2:49 PM [+] ::
Já A Kathleen Gomes é um Boi está mais próximo daquilo que fala - o humor é um meio para a crítica do quotidiano das autoras - e tem um estilo mais subtil, preferindo a repetição e a ironia de modo a salientar o ridículo das situações. Este é um bom exemplo.
2003/12/21
Esqueci-me de uma coisa...
Um minuto de silêncio por favor...
Ontem saiu a AGENDA XIS com o público...
- post por Vera às 01:41
Enfim, duas sugestões que ficam. Se já conheciam os blogs, não me chateiem. Não sou o Pacheco.
<< Home