as palavras
Por uma bela manhã do mês de Maio, uma elegante amazona percorria, numa soberba égua alazã, as áleas floridas do Bosque de Bolonha.Joseph Grand, in A Peste.
Por uma bela manhã do mês de Maio, uma elegante amazona percorria, numa soberba égua alazã, as áleas floridas do Bosque de Bolonha.Joseph Grand, in A Peste.
The future is now. Soon every American home will integrate their television, phone, and computer. You'll be able to visit the Louvre on one channel, and watch female mud wrestling on another. You can do your shopping at home, or play Mortal Kombat with a friend in Vietnam. There's no end to the possibilities.Judd Apatow (ou Lou Holtz Jr.), O Melga, 1996.
Por que é o mesmo o pudor
de escrever e defecar?
Não há o pudor de comer,
de beber, de incorporar,
e em geral tem mais pudor
quem pede do que dá.
Então por que quem escreve,
se escrever é afinal dar,
evita gente por perto
e procura se isolar?
Escrever é estar no extremo
de si mesmo, e quem está
assim se exercendo nessa
nudez, a mais nua que há,
tem pudor de que outros vejam
o que deve haver de esgar,
de tiques, de gestos falhos,
de pouco espetacular
na torta visão de uma alma
no pleno estertor de criar.
(Mas no pudor do escritor
o mais curioso está
em que o pudor de fazer
é impudor de publicar:
com o feito, o pudor se faz
se exibir, se demonstrar,
mesmo nos que não fazendo
profissão de confessar,
não fazem para se expor
mas dar a ver o que há.)
Primeira regra: não usem o ponto e vírgula. É um travesti hermafrodita que não representa coisa nenhuma. Tudo o que faz é mostrar que andaram na faculdade.d' Um Homem Sem Pátria - Memórias da América de George W. Bush, Julho 2006, Tinta da China.
Y es que los visitantes de SL más que virtuales son inexistentes. El pasado mes de julio, el sitio oficial (Secondlife.com) anunciaba a bombo y platillo que había superado los ocho millones de usuarios registrados (o residentes, como prefieren llamarlos). Pero esas cifras esconden una ciudad fantasmal. Porque, en realidad, apenas un millón de usuarios se logaron para jugar en el último mes y, lo que es aún peor, si alguien entra ahora mismo en Second Life encontrará a lo sumo entre 30.000 y 40.000 usuarios on line, según cifras de la página oficial. Es decir, que los usuarios se registran, lo prueban, se aburren y no vuelven.Na verdade, o busílis da questão já tinha sido identificado em Novembro do ano passado, quando o hype era imenso e andava tudo a fazer contas aos linden dollars.
I suspect Second Life is largely a “Try Me” virus, where reports of a strange and wonderful new thing draw the masses to log in and try it, but whose ability to retain anything but a fraction of those users is limited. The pattern of a Try Me virus is a rapid spread of first time users, most of whom drop out quickly, with most of the dropouts becoming immune to later use.Foi mais ou menos o que me aconteceu a mim. Na meia hora que lá estive, não me incomodou particularmente não me saber sentar - achei foi muito estranha uma realidade onde avatares me pedem para lhes clicar no corvo que levam ao ombro e que, vendo o pássaro grasnar, me dizem que é moda lá e que posso comprar um corvo igual na loja. Para mim, o Second Life é isso: o sítio onde corvos digitais ao ombro podem ser uma moda que se paga. De vez em quando, vou mais além no raciocínio: o que diz de todos nós o facto de, perante uma realidade alternativa, completamente aberta à possibilidade (tão aberta como o mundo real e, por isso, tão susceptível à chatice como este), o rumo tomado ter sido fazer uma competição de iniciativa empresarial? O Second Life era algo a caminho de ser um jogo que nunca o chegava a ser, porque lhe faltava um objectivo. No entanto, os utilizadores perceberam isso e, instintivamente, definiram como objectivo ganhar o máximo de dinheiro possível o mais rapidamente possível. Talvez fosse essa, afinal, a única via. O Second Life pode ser uma segunda vida, mas as experiências nele vividas valem metade. Ainda assim, e sabendo da existência lá de comunidades alternativas não regidas pelo lucro, causa-me alguma tristeza reparar em como pouco se pensou que a criação de um mundo virtual pode servir para corrigir as iniquidades do mundo real.
Wired señala que la principal causa de ese fracaso comercial de SL es que la mayor parte de sus visitantes sólo buscan conseguir dinero gratis o practicar perversiones sexuales. Por eso, los sitios más visitados son Money Island (donde se obtienen los linden dollars, la moneda oficial de SL), con 136.000 visitantes de media diaria en junio, y Sexy Beach, el paraíso del sexo, adonde acudieron 133.000. En cambio, el sitio de los grandes almacenes Sears registró 281 visitas, y el pabellón que patrocina Coca-Cola sólo 27.A verdade é que num mundo digital a Coca-cola não sabe a nada.
|
Poderá essa pessoa ser um dos leitores d'A Peste? Diga qualquer coisa, amigo! Pode ser que, para a próxima, poupemos um selo nos e-mails.The funny thing is another guy from Portugal emailed me the last time I was on TV. And you two are pretty much the only people outside America and Canada to contact me.
A ConferênciaJá disse que não há nada de Daniil Kharms editado em Portugal?
Pushkov disse:
"O que é a mulher? Uma máquina de amor" - e foi esmurrado na cara imediatamente.
"Porquê?" perguntou Pushkov, mas, como não obteve resposta, continuou:
"Isto é o que eu penso: é preciso fazer a corte a mulheres rascas. As mulheres adoram, ainda que finjam que não".
Neste momento, Pushkov foi esmurrado na cara outra vez.
"O que se passa, camaradas? Muito bem, se é assim, não digo mais nada!", disse Pushkov, mas, depois de um quarto de minuto, continuou:
"As mulheres são todas feitas de modo a serem suaves e húmidas".
Neste momento, Pushkov foi mais uma vez esmurrado na cara. Pushkov fez de conta que não tinha reparado em nada e continuou:
"Se se empinar o nariz a uma mulher..."
Mas neste momento Pushkov levou uma pancada tão forte na cara que pôs a mão na face e disse:
"Camaradas, é absolutamente impossível conferenciar nestas condições. Se isto voltar a acontecer, eu não falo mais!"
Pushkov esperou um quarto de minuto e continuou:
"Onde é que íamos? Oh - sim! Portanto: as mulheres adoram olhar para si próprias. Elas sentam-se em frente ao espelho, completamente nuas..."
Mal disse a palavra, foi esmurrado na cara outra vez.
"Nuas", repetiu Pushkov.
Pum!, deram-lhe um estalo na cara.
"Nuas!", gritou Pushkov.
Pum!, deram-lhe um murro na cara.
"Nuas! Nuas por toda a parte! Mamas e cus!", gritou Pushkov.
Pum! Pum! Pum!, deram-lhe mais e mais murros na cara.
"Mamas e cus numa banheira!", gritava Pushkov.
Pum! Pum!, os murros caíam como chuva.
"Mamas e cus com uma cauda!", gritou Pushkov, rodando sobre si mesmo para evitar os murros.
"Freira nua!"
Mas nesse momento Pushkov foi atingido com tal força que perdeu a consciência e caiu no chão como se tivesse sido completamente eliminado.
12 de Agosto de 1940
K: Então as duas prisões foram sempre por atentado ao pudor?
Atentado ao pudor não, estupro, primeiro, atentado ao pudor, e depois outra vez atentado ao pudor. Com a mãe daquele foi pior, foi por rapto e estupro. Não raptei nada. Bem, estupro, faz favor, nasceram três, nasceram dois e meio pelo menos.
K: Porquê «meio»?
Porque acho que esteve metido outro gajo.
Intelectual Anarco Capitalista. Seria uma denominação ridícula se não tivesse descoberto os Joy Division, fundado a Factory Records, sido o primeiro a passar Sex Pistols na TV e o centro da cena de Madchester (bem documentado em 24 Hour Party People). Tony Wilson morreu de cancro, sem dinheiro para pagar a medicação que lhe receitaram porque o venerável NHS do Reino de Sua Majestade só comparticipava esta medicação num número limitado de zonas de códigos postais e o dele, infelizmente, não tinha sido eleito no sorteio.Do Zero de conduta.
Algo Sobre PushkinNão há nada de Daniil Kharms editado em Portugal.
É difícil dizer algo sobre Pushkin a alguém que não saiba nada sobre ele. Pushkin é um grande poeta. Nem Napoleão é tão grande como Pushkin. Comparado com Pushkin, Bismarck é um zé-ninguém. E os Alexandres, Primeiro, Segundo e Terceiro, são meras criancinhas comparados com Pushkin. Na verdade, comparadas com Pushkin, todas as pessoas são meras criancinhas, excepto Gogol. Comparado com este, Pushkin é uma mera criancinha.
Assim, em vez de escrever sobre Pushkin, preferia escrever sobre Gogol.
Porém, Gogol é tão grande que nada pode ser escrito sobre ele, por isso, afinal, vou mesmo escrever sobre Pushkin.
No entanto, depois de Gogol, é uma pena ter de escrever sobre Pushkin. Mas não se pode escrever nada sobre Gogol. Por isso, preferia não escrever nada sobre ninguém.
15 de Dezembro de 1936
Record companies want their albums to sound louder than the other guy's album, in shops, on your hi-fi, wherever, because people tend to think that the louder of two songs is the better of two songs. That’s just the way our brains are wired.Não deixem de ver o vídeo no final do post - clarifica tudo o que não tiverem percebido á primeira.
So record companies have been boosting the overall loudness of CDs. But there's a maximum loudness limit to the digital signal on a CD. Increasing the overall loudness increases the loudness of the quiet bits: but it doesn't (it can't) increase the loudness of the bits that were already at maximum loudness.
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas mostra-se preocupada porque entende que, tendo de pagar a taxa sobre os empréstimos, "decresce a verba que é aplicada na actualização do espólio de livros mas também na aquisição de material audiovisual e na promoção de iniciativas culturais ao longo do ano".2. O raciocínio por trás da directiva é o de que, sempre que um seu livro é emprestado numa biblioteca, o autor perde uma venda (leia-se o último considerando do preâmbulo). Isto é perigoso. Os autores não vivem do ar, mas cabe-nos decidir se queremos viver numa realidade política em que tudo é aferido pela bitola da compra e venda. Por muito que o dinheiro dê jeito a gente que pouco ganha, aceitá-lo desta maneira é aceitar esse mesmo raciocínio - e eu não quero aceitá-lo.
Em ponto algum da legislação portuguesa são isentadas todas as instituições que entre nós emprestam livros e outras obras protegidas. (...) Todas as empresas que desenvolvem investigação científica e tecnológica - como a indústria farmacêutica e dermocosmética, a indústria automóvel, a indústria da construção, etc. - e que têm, naturalmente, centros de documentação - não estão abrangidas por esta isenção.
Os escritórios de advogados que emprestam livros aos seus colaboradores não estão abrangidos pela isenção.
Também as grandes empresas que dispõem de infraestruturas de apoio ao lazer dos seus funcionários - ginásio, creche, piscina, biblioteca - não estão abrangidas pela isenção.
Se um café organizar uma tertúlia cultural e emprestar livros ou filmes aos seus clientes, não está abrangido pela isenção.
Os hotéis que têm biblioteca e emprestam livros ou filmes aos seus hóspedes, não estão abrangidos pela isenção.
Uma livraria que tenha uma secção de livros usados ou em mau estado e que faça empréstimo aos seus clientes, não está abrangida pela isenção.
Os hospitais que têm biblioteca e fazem empréstimo aos seus pacientes internados, não estão abrangidos pela isenção.
Os lares e residências para a 3ª idade que têm biblioteca e fazem empréstimo aos seus residentes não estão abrangidos pela isenção.
Os SPA's, centros de férias, parques de campismo e outros espaços de lazer que têm biblioteca para os seus clientes, não estão abrangidos pela isenção.
Os visitantes da BdJ lembrar-se-ão, certamente, de outros casos.
1. The audience is fickle.
2. Grab 'em by the throat and never let 'em go.
3. Develop a clean line of action for your leading character.
4. Know where you’re going.
5. The more subtle and elegant you are in hiding your plot points, the better you are as a writer.
6. If you have a problem with the third act, the real problem is in the first act.
7. A tip from Lubitsch: Let the audience add up two plus two. They'll love you forever.
8. In doing voice-overs, be careful not to describe what the audience already sees. Add to what they’'e seeing.
9. The event that occurs at the second act curtain triggers the end of the movie.
10. The third act must build, build, build in tempo and action until the last event, and then -- that's it. Don’t hang around.
Uma chachada sexual adolescente à la nova telenovela portuguesa.
O potencial narrativo dos blogs ainda não foi, parece-me, aproveitado na sua máxima capacidade de desenvolvimento de personagens e metanarrativa, com uma aplicação expressiva dos conceitos de interactividade e não-linearidade. Nesta HISTÓRIA DOS TEENAGERS - que não deixa de ser um mero mini-teste cómico ao formato e à ideia - o leitor é que escolhe o rumo por onde a história segue e a voz que quer ouvir a seguir. Cada personagem tem cinco intervenções, que identificam momentos narrativos. Em cada intervenção, linca-se para as intervenções das outras personagens que partilham esse momento narrativo através do nome destas, bem como para o momento narrativo seguinte da mesma personagem (através da sua "assinatura"). Ou seja, de Julieta 1 linca-se para Romeu 1, Ronaldo 1 e Julieta 2 (ver esquema).
Com isto, pretende-se mostrar que a lincagem tem um enorme potencial expressivo quando usada no âmbito de um blog e, embora a modéstia da experiência não o faça adivinhar, é possível perceber o que isto poderá significar num modelo de vários blogs associados em que cada blog pertence a uma personagem inserida numa narrativa global.
5. Produtos Netcabo sem limites de tráfego associadosOu seja, a TV Cabo não se limita a fazer um contrato com alguém que paga para ter tráfego ilimitado - ela quer é saber se essa pessoa faz um uso razoável do mesmo e, se assim não for, reserva-se os direitos de acabar com o serviço. Fica a pergunta: se a TV Cabo não gosta de oferecer um serviço de tráfego ilimitado, porque é que não define para o público esse tal valor máximo de utilização aceitável e vende um pacote de serviços com ele? Antes confessar que são atadinhos do que mentir aos consumidores...
5.1. A disponibilização de Produtos Netcabo sem limites de tráfego associados está sujeita a níveis de utilização razoáveis, para que seja possível garantir uma elevada qualidade na prestação do serviço da TV CABO aos Clientes.
5.2. Determinadas acções no âmbito da utilização do Serviço Netcabo, designadamente downloads e/ou uploads de ficheiros de elevado volume, streaming e outras poderão ter efeitos prejudiciais sobre a rede de banda larga na qual se suporta o Serviço, bem como para os restantes Clientes/utilizadores da rede.
5.3. Quando se verifique que os Clientes com Produtos Netcabo com tráfego ilimitado excederam um nível de utilização razoável, a TV Cabo reserva-se o direito de informar os Clientes desse facto.
5.4. Para além de informar os Clientes que excederam um nível de utilização razoável, e a par da referida comunicação, a TV Cabo poderá:
(i) Proceder à cobrança dos consumos adicionais relativamente ao nível de utilização aceitável, de acordo com o preçário TV Cabo em vigor;
(ii) Reduzir a qualidade do serviço, designadamente diminuindo as velocidades de download e upload nos momentos de utilização acima do nível razoável;
(iii) Proceder à suspensão do Serviço Netcabo, com fundamento em violação grave e culposa das condições aplicáveis à utilização do Serviço Netcabo, nos termos da Cláusula 7. das Condições Gerais dos Produtos e Serviços TV Cabo.
5.5. O valor máximo de utilização aceitável é definido com base nos perfis de utilização dos Clientes e pode variar em função da evolução desses perfis.